quarta-feira, 30 de março de 2011

Livro sem palavras


Esta semana estamos trabalhando no projecto de Páscoa com os meus meninos da escola. Uma árvore que contará a história da Páscoa!
Na próxima semana estaremos fazendo este projecto relacionando com a mensagem do Livro Sem Palavras.
Vi este pequeno artigo na net e achei interessante, a título de curiosidade, resumido e completo!
Espero que gostem!




“O Livro Sem Palavras, primeiro com apenas três páginas — nas cores preto, vermelho e branco — foi apresentado por Charles Spurgeon em 1866. Ao pregar no Tabernáculo Metropolitano, em Londres, seu sermão tinha o título “O Livro Sem Palavras”. O Sr. Spurgeon falou sobre um antigo ministro que reuniu três páginas e as folheava freqüentemente para lembrar-se dos seus pecados, do sangue de Cristo derramado por ele e da purificação ‘mais branca do que a neve’ concedida para ele.
Não se sabe quando a página dourada foi acrescentada, mas ela trouxe outra dimensão ao livro, retratando o amor de Deus e as glórias do Seu lar celestial. Nove anos mais tarde, D. L. Moody usou o livro colorido em um culto para crianças onde cerca de 12 mil estavam presentes para ouvir sua mensagem sobre um “livro de quatro páginas — nas cores preto, vermelho, branco e dourado”.
— Conte uma história para nós, Fanny. Conte outra — as crianças suplicavam. Fanny Crosby, a conhecida compositora de hinos, tirava muitas vezes da bolsa um pequeno Livro Sem Palavras e contava às crianças, a quem tanto amava, a história do Salvador.
Em 1895, o livro foi levado à India por Amy Carmichael. Amy e sua auxiliar fizeram uma bandeira de cetim nas cores dourada, preta, vermelha e branca, e a puseram em seu carro puxado por bois, indo de aldeia em aldeia divulgando o Evangelho nosul da India. — Um texto muito útil para um sermão de improviso — comentou Amy. Nos grupos menores ela usava o pequeno livro em vez da bandeira” (Bíblia de Recursos para Crianças – Ed. Hagnos – p. 20).
O livro sem palavras é um excelente instrumento para a evangelização de crianças. A seguir, você verá um modelo de como transmitir as verdades bíblicas para as crianças numa linguagem que elas possam compreender.
Converse com a criança e conte a história. Você também pode ensinar seus alunos sobre o Livro sem Palavras para que eles também evangelizem seus amigos.



Página Dourada:
Ensina: Quem é Deus – Criador, Amor (Ele ama você), céu, Santo.
Versículo: João 3:16a
Como explicar: Explique quem é Deus: Ele fez tudo (cite a criação); Ele fez você; Deus o ama e está preparando um lugar no Céu para seus filhos. Ele é santo, ou puro, e sua casa no Céu também é pura.


Página Escura:
Ensina: Problema/Necessidade. Definição de pecado, Exemplos de pecado, Nascidos em pecado, separados de Deus.
Versículo: Romanos 3: 23
Como explicar: O pecado é tudo o que não agrada a Deus. Exemplos: mentir, ter mau comportamento, roubar. Nascemos com desejo de fazer coisas erradas. A Bíblia diz que o pecado deve ser castigado. Isso significa ficar separado de Deus para sempre.


Página Vermelha:
Ensina: Solução/Caminho. O Filho perfeito de Deus recebeu o nosso castigo, derramou seu sangue, morreu e ressuscitou e está agora no Céu.
Versículo: Hebreus 9:22; I Coríntios 15:3,4
Como explicar: Cristo o Filho de Deus, nunca fez nada de errado. Ele recebeu na cruz, espontaneamente, o castigo que cada pessoa merecia. Deus colocou sobre Ele o seu e o meu pecado. Cristo derramou o Seu sangue por nós. Ele morreu, mas não ficou morto. Jesus ressuscitou e está agora no Céu.



Página Limpa:
Ensina: Apropriação. Convite para afastar-se do pecado e de tentar salvar-se pelo esforço próprio. Para confiar em Cristo pela fé somente.
Versículo: João 1:12; Hebreus 13:5a
Como explicar: Leia e explique o primeiro versículo. Recapitule a mensagem da salvação, fazendo perguntas. A criança deve orar, reconhecendo que pecou, e que deseja o pecado, confiando só em Cristo. Dê-lhe segurança: De quem você é filho? Como sabe? Leia e explique Hebreus 13:5b,6. O Senhor Jesus vai abandonar você algum dia?



Página Verde:
Ensina:Crescimento Espiritual. Confissão de pecado, crescimento em Cristo: Orar, Ler e obedecer à Bíblia, Testemunhar, ir à igreja e a escola bíblica.
Versículo: I João 1:9
Como explicar: a cor verde nos lembra coisas que crescem. Agora que já crê no Senhor Jesus, você deve crescer nele. Confissão de pecado, crescimento em Cristo: Orar, Ler e obedecer à Bíblia, Testemunhar, ir à igreja e a escola bíblica.

sábado, 26 de março de 2011

Portugal...



Já há algum tempo que vimos pensando em escrever um pouco sobre Portugal aqui no blog, até porque a maioria dos nossos visitantes moram no Brasil!
Hoje decidimos então colocar algumas informações sobre este país tão pequeno em tamanho mas tão grande em beleza e história!

Nós moramos na cidade do Porto, que fica aproximadamente a 300 Km de Lisboa, que é a capital do país. O Porto é a segunda maior cidade do país, tem uma das Universidades melhores e mais diversificada de Portugal, bons hospitais públicos e um Parque da Cidade maravilhoso para passear, praticar desporto, ler um livro ou simplesmente pegar sol! Nós sempre que pudemos vamos lá dar uma voltinha... bom demais!Deixamos aqui algumas fotos!




A região metropolitana de Lisboa é a maior do país em número de habitantes e é onde fica a maior comunidade de brasileiros do país, assim como o maior número e diversidade de igrejas evangélicas.
A região metropolitana do Porto é a segunda maior em número de habitantes, compreende os municipios do : Porto, Maia, Gaia, Matosinhos e Gondomar. As igrejas evangélicas são em menor número, se bem que tem aumentado ultimamente- não propriamente em qualidade, se é que me entendem...
LOuvamos a Deus pela IBASMI- a nossa igreja amada aqui, uma benção preparada por Deus para nós- tão perto de nossa casa.... num lugar com tanta escassez, só o Senhor mesmo para providenciar um bom lugar para nós!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Parabéns Guigui!


Nosso sobrinho Guilherme fez niver em Fevereiro... recebemos várias fotos tão lindas! Não resisiti a postar esta foto tão bonita!
Parabéns aos três!
Deus vos abençoe!

segunda-feira, 21 de março de 2011

...quão insondáveis são os Seus caminhos... apenas uns sapatinhos de néném...


Pois bem, gostaríamos de deixar aqui mais motivos de agradecimento a Deus pelo Seu suprimento a cada dia... nas pequenas e grandes coisas, Ele está presente...

Na sexta-feira, o Paulo chegou a casa com duas sacolas enormes cheias de roupinhas cheirosas e lindas!
Mas, vamos começar pelo inicio... no meu trabalho, sempre que uma de nós comemora aniversário, todas as colegas se juntam e dão um presente!
Quando eu fiz aniversário em Fevereiro não foi diferente, nos deram um vale presente numa loja de produtos de bebé- ficamos muito felizes porque sempre temos itens na listinha de compras que vamos eliminando à medida que vamos comprando ou ganhando... nós decidimos investir em roupinha de cama já que ainda não tínhamos comprado nenhuma e também num colchão de troca fraldas... o interessante é que eu vi lá na loja uns sapatinhos lindos e ainda sobrava essa pequena quantia de dinheiro no vale para comprarmos, mas depois pensamos: os bebés crescem tão rápido que depois deixa tudo de servir bem rapidinho, vamos comprar algo que seja mais " útil"... e assim foi... entretanto só Deus sabe como eu amei aqueles sapatinhos brancos .... bem, como eu estava escrevendo no inicio, na sexta-feira ao final da tarde, quando chegou a casa após o dia trabalhando, o Paulo trouxe muitas roupinhas e nessa mesma manhã estávamos os dois preparando o café da manhã pelas 7 horas e louvávamos a Deus juntos... estávamos agradecendo por tudo o que Ele É em nossa vida, pelo Seu cuidado...enfim, por tudo!
No final da tarde, quando o Paulo trouxe aquelas roupinhas lindas de neném eu dei pulos de alegria, agradecendo a Deus... foi uma colega do Paulo que tem uma menina com 10 meses que soube que o Paulo estava para ser papai de uma menininha que decidiu pegar numas roupas que estavam guardadas lá em sua casa e dar para nós... pense como nós ficamos felizes!
Ainda de manhã louvando a Deus- como sempre fazemos- agradecendo pelo Seu cuidado e mais uma vez Ele revelou Seu amor e cuidado através deste gesto para connosco... o mais engraçado é que no meio de tanta roupinha maravilhosa estavam vários pares de sapatinhos e sandálias... e estavam lá dois pares semelhantes aos que eu havia visto! Bem, pode não ter muita importância ou até ser algo banal, mas eu fiquei especialmente feliz porque era algo que eu não havia comentado com ninguém, mas... Deus sonda os corações...

Outra benção que recebemos foi roupinha para mim... meus pais tiraram uma manhã de folga para saírem comigo e comprar roupinha de grávida... que delicia... passeamos bastante, experimentamos várias blusinhas e calças e ganhamos roupinha tão linda que eu espero usar em breve para as próximas fotos!!!
São roupinhas de Primavera e Verão porque até agora só tenho usado as calças jeans de grávida, mas as blusas e casacos ainda são comuns- mas a barriguinha começa a não caber em mais nada... e com o calor chegando é bom ter blusinhas mais frescas para encarar este sol maravilhoso!

Tudo isto passa e são " coisas", por isso não é o que mais importa, mas até nessas " coisas" que são passageiras nós podemos sentir o cuidado do Pai Celeste para connosco... agradecemos porque de várias formas nos sentimos abençoados por Ele... o que poderemos dizer então da Sua salvação em Cristo Jesus, um presentão eterno!? Não existem realmente palavras para agradecer!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Casa Farol


Ontem o nosso pastor regressou de uma viagem missionária a Moçambique, onde passou as últimas semanas treinando líderes locais. Após muitos quilómetros rodados por estradas mais ou menos precárias chegou até nós com aquela sensação gostosa de missão cumprida! Pelo menos por enquanto... é certo que muito trabalho há ainda e sempre haverá a fazer- até Jesus volta , mas passo a passo Deus tem guiando nossos pés! Pés formosos os que anunciam as boas novas e mãos maravilhosas as que ficam segurando as cordas de quem vai...
A Casa Farol de ontem à tarde foi especial por esse motivo e um outro- cantar os parabéns ao nosso pastor que completou mais um ano de vida!

sábado, 12 de março de 2011

Mais um dia...


Louvamos a Deus por mais este dia... a neném tem-se mexido tanto! Como é maravilhoso sentir a sua vida em nós! Vida vinda do Senhor Todo O Poderoso que criou todas as coisas... Agradecemos a cada dia por esta benção! A cada movimento da neném lembramos a grandeza e perfeição de Deus! Assim como a cada amanhecer, a cada canto de um passarinho, a cada desabrochar de uma pequena flor no cantinho mais escondido do jardim... " E apesar dessa grandeza que Tens, Tu te importas comigo também!"
É bom descansar seguro em Ti...

O Estranho...

O Paulo hoje fez mais uma visita ao Guilherme de quem já falamos anteriormente. Já terminou de ler a Bíblia e leu todo o livro "O Estranho no caminho de Emaús", vai marcar um dia para podermos fazer o estudo bíblico. Além do Guilherme, temos programado iniciar o estudo com mais uma familia- estejam orando!

Fariseus e publicanos...


Na nossa caminhada para Emaús estivemos com fariseus e publicanos... a velha questão das boas obras se mantém... é dificil perceber que a salvação realmente é gratuita... graça de Deus pelo Seu grande amor, através de Cristo... Que o Senhor abençoe todos os corações com esta certeza maravilhosa da Sua salvação perfeita e suficiente!

quinta-feira, 10 de março de 2011

bate, bate coração!


Ontem fomos a mais uma consulta pré-natal, graças a Deus tudo está bem...
Pudemos ouvir o coração da nenem bater forte! Que emoção! É tão bom... apesar de não a vermos, sabemos que está bem ali aconchegada na placenta, se balançando o dia todo enquanto eu ando! Quando me deito é a hora de ela mexer bem muito, como se fosse preciso nos lembrar que está ali e quer atenção!
Agradecemos a Deus por partilharmos estes momentos tão maravilhosos juntos, louvando a Deus por esta benção!
A próxima consulta pré-natal de rotina será no inicio de Abril.
Na próxima semana teremos outra consulta com uma obstetra que trabalha no Hospital onde planeamos o parto! Vai ser bom poder fazer todas aquelas perguntas que percorrem nossa mente!

terça-feira, 8 de março de 2011

Feliz dia da mulher!


Feliz dia da mulher a todas as mulheres...
Mulher virtuosa, quem a achará? Que Deus nos abençoe a todas para sermos mulheres segundo o Seu coração! Enfeitadas com belos sorrisos e adornadas por dentro com um coração sincero e submisso, atento à Sua vontade!
Mulheres que façam seus maridos os mais felizes do mundo!
Que Deus nos ajude!

Mexe e remexe!

Breve resumo das últimas semanas...

Já me tenho sentido BEM melhor!!!Graças a Deus menos enjoos, menos azia, menos noites sem dormir!
A barriga tem crescido bastante, notamos a cada semana que passa ela ficando maior e mais bonita!rsrsrsrsr



Em relação ao quarto temos feito muitos avanços, aproveitando alguns dias livres do Paulo para continuar a aprontar o quartinho da nenem! Já compramos o colchão e protetor de berço e colcha- agora é só costumizar, assim como os candeeiros e as cortinas! Ainda faltam várias coisas, mas é gostoso pouco a pouco irmos colocando tudo no lugar, os dois juntos!

Vamos contar algo muito especial para nós, um momento inesquecível! A primeira vez que conseguimos sentir com nosssas mãos a nenem mexer! Foi no dia 25 de Fevereiro, veio em jeito de meu presente de aniversário! Foi na vigésima semaninha de gestação... a partir daí nunca mais parou- graças a Deus!Temos sentido todos os dias os seus movimentos bem fortes!
Hoje mesmo de manhã o Paulo encostou o seu rosto na minha barriguinha (barrigona!) e sentiu a neném mexendo demais! Que lindo! Que maravilha! É impressionante como um ser tão pequeno tem tanta vida- só Deus mesmo para fazer algo tão perfeito!
No dia da eco a neném nos premiou com poses tão lindas! Até abriu a boquinha fazendo graça!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Lista Malinha Para Maternidade


Só por curiosidade aqui vai a listinha!

Lista da mala para o Hospital de S. João

O Hospital de S. João divide as necessidades da "mala" em duas, uma
primeira demanda de coisas para a mãe levar para o Bloco de Partos e
uma segunda parte (a real mala) para o Sector de Puerpério
(Internamento).

( Para o Bloco de Partos )

Para a Mãe:

1 - Camisa de dormir (que facilite a amamentação)
1 - Roupão
1 - Par de Chinelos

Para o Bebé (num saco de pano ou envolvido numa fralda para que se
possa aquecer):

1 - Conjunto de algodão, composto por camisola sem mangas, camisola
com manga e calça com pé
1 - Fato (babygrow) ou vestido
1 - Par de carapins ou meias
1 - Xaile ou manta
1 - Saco para roupa suja

( Para o Sector de Puerpério/Internamento )

Para a Mãe:

3 - Camisas/Pijamas de dormir adaptados à amamentação
1 - Soutien adaptado à amamentação
x - Discos/Conchas protectores de mamilos
6 - Cuecas de algodão ou descartáveis
1 - Toalha de banho
1 - Toalha de rosto
Saco com objectos de higiene pessoal (pasta e escova de dentes, pente, etc.)

Para o Bebé:

4 - Conjuntos de algodão, composto por camisola sem mangas, camisola
com manga e calça com pé
4 - Fatos (babygrow) ou vestidos
2 - Par de carapins ou meias
1 - Xaile ou manta
4 - Fraldas de algodão
1 - Saco com objectos de higiene do bebé (escova de cabelo, tesoura
para as unhas, creme hidratante, etc.)

O Hospital fornece as fraldas e os pensos higiénicos necessários
durante o internamento.

É conveniente que os tecidos da roupa do bebé sejam macios e naturais
(algodão, linho, la, etc).
Lave a roupa do bebé e retire as etiquetas.
Evite elásticos, molas e alfinetes. Não coloque cordoes ou fitas para
fechar os casacos junto ao pescoço.

Retirado do "Manual de Acolhimento do Serviço de Obstetrícia do
Hospital de S. João".

Pão da Vida...

Continuamos caminhando até Emaús... estamos bem perto... que o Senhor continue nos abençoando!Próxima semana iniciaremos o capitulo 12!

quinta-feira, 3 de março de 2011

É uma menininha!









Hoje fomos fazer a eco dos cinco meses e graças a Deus está tudo bem com a nenem! Está crescendo muito bem e aparentemente está tudo bem! Louvamos a Deus por estas notícias tão boas, agradecemos pelo Seu cuidado por nós!
É mesmo uma menininha, tal como a doutora havia falado na eco dos 3 meses, mas desta vez deu para ver sem dúvida!
Deus seja louvado!
Esperamos que gostem das fotos!